Áreas

    O Áreas da Engenharia Elétrica é um projeto que compõe a disciplina de Introdução à Engenharia, ministrada aos ingressantes do curso, que, composto por oito projetos distintos, quatro por semestre, separados por áreas como eletrônica analógica, instalações elétrica e eletrônica digital, dos quais são divididos entre as equipes. Além disso, são efetuadas algumas visitas técnicas a empresas, buscando fomentar vínculos entre os recém-ingressos, instruir acerca de conceitos relacionados à Engenharia Elétrica em várias vertentes e trabalhar habilidades necessárias tanto ao crescimento pessoal quanto para o profissional.

     A cada ano, há um planejamento sobre o projeto: cerca de 2 PETianos ficam responsáveis por auxiliar e orientar as equipes que devem fazer determinado projeto. Há reuniões periódicas para cada projeto – orientações, aulas teóricas, auxílio em relatórios, etc., além de oferecermos nosso espaço para os discentes desenvolverem os seus projetos.

Dentre os projetos já feitos, temos:

  • Maquete Residencial – Instalações Residenciais;
  • Amplificador de Som – Eletrônica Analógica;
  • Contador – Eletrônica Digital;
  • Fonte Linear – Sinais e Sistemas;
  • Sensor de Distância – Eletrônica Analógica.

entre outros.

Projeto Áreas na pandemia

   Em 2021, estamos desenvolvendo uma nova metodologia para aplicar esse projeto para os alunos calouros de Engenharia Elétrica da UFC. Por conta do isolamento, optamos por levar projetos que possam ser desenvolvidos em simuladores para computador, como PROTEUS, PSIM e MATLAB.